Carl Orff

 

Carl Orff nasceu em Munique a 10 de Julho de1895. Começou a estudar piano aos cinco anos, sob a orientação da sua mãe. Os seus estudos musicais foram feitos na Akademie der Tonkunst, em Munique.

Em 1924 funda, juntamente com Dorothea Gunther, uma escola de Dança, Movimento e Música.

Desde 1936 foi professor de música em Munique, desafiando corajosamente os nazistas, chegando a zombar de Hitler na pequena ópera Astutuli, que a censura não compreendeu.

Dedicou-se à música de uso comum (danças e coros populares), escrevendo ainda obras teóricas (Hindemith).

Carl Orff ficou conhecido do grande público devido à autoria de Carmina Burana (vê o vídeo mais abaixo).

Carl Orff morreu no dia 29 de Março de 1982 na mesma cidade em que nasceu.

Apesar de ter ficado conhecido mundialmente pelas suas obras musicais de grande impacto e polémica, Carl Orff fez do centro de educação musical para crianças e amadores o grande projecto da sua vida. O centro foi criado em 1925 e foi o principal alvo de dedicação e orgulho de Carl Orff até ao dia da sua morte.

De referir ainda que Carl Orff também criou o chamado "Método Carl Orff". Este método de ensino da música leva as crianças a expressarem-se por instrumentos de percussão, fazendo ruídos muitos simples de início, passando depois a "explosões", que vão sendo cada vez mais elaboradas.

 

Este jogo conduz rapidamente à associação de gestos e ritmos simples que mais tarde serão aglomerados em grupos, antes que as crianças tenham a menor noção de como ler ou escrever música.

O objectivo de Orff era encaminhar todos para a música, não somente à sua aprendizagem , mas também levar a fazer música directamente.

O trabalho de Carl Orff é baseado em actividades lúdicas infantis, tais como cantar, dançar, bater palmas, dizer rimas e percutir um dado objecto que esteja "por perto". Assim, é permitido que os instintos do aluno sejam direccionados, primeiro para fazer e só depois para aprender a ler e a escrever.